FISIOTERAPIA MÚSCULO ESQUELÉTICA

A reabilitação musculoesquelética atual se baseia no equilíbrio do sistema de transmissão de força e do movimento.

Reestabelecer e manter a integridade dos diversos componentes desse sistema é fundamental para o tratamento das disfunções.
As sessões de fisioterapia são realizadas individualmente, adequado às características de cada indivíduo com o foco no tratamento pautado no Autogerenciamento colocando o paciente como elemento ativo no seu processo de cura.

Indicação nas:

  • Disfunções Ortopédicas.
  • Dores e tensões musculares
  • Disfunções posturais
  • Relaxamento
  • Sensação de bloqueio e “travamento” corporal.
  • Processos degenerativos (artrose).

Reeducação do Movimento e da Postura – Estruturação Corporal

O corpo humano é uma unidade interligada por tecidos que comunicam entre si. Por mais que os músculos possam agir de forma isolada, eles também atuam em conjunto mediante conexões por todo o corpo, e sofrem a influência desse conjunto. Seguindo esse raciocínio, é importante manter a boa postura para facilitar essas conexões.

Existem posturas que podem maximizar ou minimizar dores e desconfortos no sistema musculo esquelético.

Em relação ao assoalho pélvico, segundo Capson et al (2011), o posicionamento da pelve neutra facilita maior ativação de contração dos músculos do Assoalho Pélvico (períneo). Nessa posição a capacidade de gerar força é maior contribuindo para a eficiência do tratamento.  Assim, é importante manter a pelve neutra nos exercícios de fortalecimento do períneo e nas atividades físicas.

O objetivo do trabalho de reeducação da postura e movimento – Estruturação Corporal – é auxiliar na percepção do correto posicionamento da pelve e coluna nas mais diversas posturas e movimentos possibilitando a aplicação nas atividades diárias e atividades físicas.

Estruturação Corporal

Trabalho elaborado a partir da fusão de métodos de consciência corporal, fortalecimento muscular,  pilates solo e dança, unindo o que há de cientificamente comprovado na Fisioterapia a técnicas e métodos de Educação Somática. O foco do trabalho é ensinar cada aluno a adquirir consciência do seu próprio corpo, identificar os princípios da organização motora, fortalecer e estabilizar as articulações estruturando o corpo para os movimentos diários e esportivos, prevenindo desconfortos, dores e lesões.

O trabalho pode ser realizado individualmente ou em grupo.

 

Terapia Manual

Conjunto de técnicas terapêuticas para prevenir e tratar as mais variadas disfunções musculoesqueléticas. As técnicas são aplicadas sobre os tecidos musculares, ósseos, conjuntivos e nervosos, com o objetivo de obter uma resposta de forma direta ou reflexa as reações fisiológicas que equilibram e normalizam as diversas alterações musculares e osteoarticulares.

Dentre as técnicas utilizadas estão: Liberação Miofascial, Cadeias musculares, Mckenzie, massagem – Shiatsu, Drenagem linfática, Mobilização neurodinâmica, Quiropraxia.

 

Tratamento nas disfunções lombares e pélvicas durante a gestação

As adaptações fisiológicas relacionadas a gestação, como as alterações posturais decorrente do aumento do volume abdominal e o aumento da liberação do hormônio relaxina, podem gerar instabilidade nas articulações, dores e desconfortos na região lombopélvica.

A fisioterapia tem como objetivo:

  • Prevenir e tratar possíveis disfunções lombares e pélvicas utilizando técnicas de Terapia Manual.
  • Fortalecer a musculatura estabilizadora das articulações.
  • Reeducar a postura e movimentos utilizados nas atividades de vida diária, através de orientação personalizada.

 

Programa de exercícios preparatórios para o parto e pós parto

Segundo o colégio Americano de obstetrícia e ginecologia, todas as gestantes sem contraindicações, deveriam ser encorajadas a participar de um programa de exercícios aeróbicos e resistidos antes, durante e depois da gravidez, como parte de um estilo de vida saudável.

O programa tem como objetivo:

  • Fortalecer a musculatura estabilizadora.
  • Instruir e capacitar a gestante à realizar os exercícios em domicílio após o correto aprendizado dos mesmos.
  • Proporcionar o relaxamento através de exercícios respiratórios.
  • Favorecer a mobilidade pélvica.
  • Reeducar as posturas nas atividades de vida diárias.
  • Prescrição de atividades aeróbicas.

A evolução do programa é personalizada e o acompanhamento é realizado em sessões esporádicas, dependendo da demanda e disponibilidade da gestante.

No pós-parto o trabalho é orientado para:

  • Reabilitar os músculos do assoalho pélvico e abdômen (diástase).
  • Readequar os exercícios para atender a demanda muscular relacionada às atividades diárias com o bebê.

As sessões podem ser individuais, em dupla ou em domicílio.

 

Programa de exercícios da musculatura acessória do Assoalho Pélvico

Incontinência Urinária e prolapso dos órgãos pélvicos podem se beneficiar com o fortalecimento e condicionamento dos músculos complementares que trabalham em conjunto com o assoalho pélvico.

Nas disfunções citadas acima também deve se evitar exercícios que possam aumentar a pressão intra-abdominal. O aumento da pressão intra-abdominal, muito comum nos exercícios da musculação podem piorar os sintomas relacionados a incontinência urinária e prolapsos de órgão pélvicos.

Outro fator importante é manter a pelve neutra para minimizar a carga proveniente das vísceras e tronco.

O programa tem como objetivo:

  • Aprender e treinar dos músculos sinergistas.
  • Reeducar a postura para promover uma atitude antigravitacional e minimizar a carga proveniente das vísceras e tronco.
  • Trabalhar a estratégia de carga para as atividades diárias e exercícios de musculação.
  • Simular e readequar os exercícios realizados na musculação, pilates, entre outros com o objetivo de minimizar a pressão intra-abdominal.

 

Alguma dúvida sobre esse conteúdo? Envie pra gente.

Enviar dúvida