DRA. FERNANDA SALTIEL

Fisioterapeuta

Fernanda Saltiel Barbosa Velloso, fisioterapeuta formada pela UFMG com 25 anos de experiência, fez especialização em Saúde do Trabalhador pela PUC-MINAS realizou cursos de aperfeiçoamento em Fisioterapia em Saúde da Mulher.

Tem o título de especialista em Saúde da Mulher pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e é membro da Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher (ABRAFISM). Trabalhou durante 7 anos como Fisioterapeuta prestando consultoria em Ergonomia à várias empresas nacionais e internacionais junto à Empresa ERGO, em academia de ginástica e em clínica de Fisioterapia atendendo a pacientes com condições de saúde neurológicas, ortopédicas e cardiovasculares.

É professora universitária desde 2003, tendo exercido a docência no Centro Universitário Newton Paiva e Uni-BH. Atualmente é professora da disciplina teórica e do estágio de Fisioterapia em Saúde da Mulher da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, atuando em nível ambulatorial, atendendo pessoas jovens, idosas, atletas com/sob risco de desenvolver disfunções de assoalho pélvico, gestantes e mulheres submetidas ao tratamento de câncer de mama e em maternidade, prestando assistência a parturientes, puérperas. É professora convidada do curso de Pós-Graduação de Fisioterapia em Saúde da Mulher da Faculdade e Ciências Médicas e membro das equipes Uromater e de Medicina do Esporte do Hospital Mater Dei.

Fez mestrado em Ciências da Saúde/ISPEMG da Reabilitação na UFMG, quando pesquisou sobre as incapacidades funcionais de mulheres submetidas ao tratamento cirúrgico via biópsia de linfonodo sentinela para o câncer de mama. Fez o doutorado em Ciências da Reabilitação pela UFMG, quando pesquisou a respeito do comportamento das funções musculares do assoalho pélvico em mulheres com e sem disfunções de assoalho pélvico. Está concluindo a Formação Busquet de Cadeias Fisiológicas.

Tem formação clínica em cursos com Fisioterapeutas de referência em assoalho pélvico como Bary Berghmans, Alain Bourcier, Jean-Pierre Dentz, Kari Bo, Chantale Dumoulin, Silvana Uchoa, Elza Baracho e Elyonara Figueiredo.
Desenvolve pesquisas com o tema relacionado a disfunções de assoalho pélvico em diversas populações, incluindo população jovem, praticantes de atividade física/atletas. É autora de capítulos de livros sobre incontinência urinária e anal e tem artigos publicados sobre o assunto.